5 benefícios da telemedicina para a saúde do paciente

5 benefícios da telemedicina para a saúde do paciente

Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.

benefícios da telemedicina

Os números não mentem: a telemedicina já faz parte da realidade e a tendência é que ela passe a ser ainda mais utilizada pelas pessoas. 

Impulsionada pela pandemia, o uso das plataformas digitais ganhou grande espaço e passou a ser bem visto aos olhos dos médicos, antes ainda relutantes com o uso da tecnologia para atendimento clínico. 

O atendimento virtual também conquistou os pacientes, que em poucos cliques, direto do seu celular, puderam estar em contato com um profissional logo ao sinal da primeira queixa, sem a necessidade de sair de casa, e assim experimentar o benefício da conectividade para o controle da saúde.

Acreditamos que, para fornecer de forma mais eficiente o acesso abrangente aos cuidados de saúde a mais pessoas, as empresas irão trabalhar junto a tecnologia para combinar os modos de prestação de cuidados presenciais e virtuais.

Neste conteúdo iremos examinar cinco maneiras pelas quais a telemedicina pode ajudar a democratizar o acesso à assistência médica.

Remove a distância como barreira ao cuidado

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 230 mil brasileiros levariam mais de 30 minutos para chegar a um hospital mais próximo em casos de emergência.

Longas viagens podem impedir os pacientes de procurar atendimento ou manter visitas de rotina. 

Por outro lado, 81% dos brasileiros em todo o país têm acesso à banda larga com fio em casa ou através de banda larga móvel. 

Portanto, ter uma visita virtual a apenas um clique de distância pode ajudar a remover barreiras ao atendimento, como a distância.

Elimine o risco de exposição desnecessária

O atendimento virtual significa que os pacientes não precisam se preocupar com a exposição potencial, enquanto estão sentados em salas de espera ou com interações diretas durante visitas de saúde pessoais. 

Isso é particularmente relevante quando se trata de pessoas com doenças crônicas ou condições subjacentes.

A telemedicina oferece aos pacientes que podem ser mais suscetíveis a doenças acesso a cuidados de saúde contínuos, sem colocá-los em maior risco de desenvolver sintomas mais graves. 

As visitas virtuais podem ocorrer no conforto e segurança das casas dos pacientes.

Ampliar o acesso a cuidados especializados

55% da hospitalização evitável ou mortalidade em ambientes rurais é devido à falta de acesso a cuidados especializados. 

Com a telemedicina, a proximidade física com serviços especializados, normalmente em áreas urbanas, pode ser reduzida como fator limitante. 

As soluções virtuais concedem a todos o acesso aos melhores especialistas, independentemente da localização.

benefícios da telemedicina

Economize tempo e dinheiro

Ao aumentar as visitas com aplicativos de telemedicina, as empresas podem se beneficiar de maior eficiência no agendamento, ajudando a melhorar seus resultados e adicionando mais flexibilidade ao seu dia de trabalho. 

A telemedicina economiza em média mais de 100 minutos do tempo dos pacientes em comparação com uma visita presencial e os custos de atendimento ao paciente são reduzidos em cerca de 50% ao implementar a telemedicina.

Combater a falta e a fadiga de médicos

Pesquisas mostram que haverá uma escassez de médicos até 2030. Mark Britnell, especialista no assunto, relata que mais de 18 milhões de profissionais no setor da saúde, o que representa 20% do total dos trabalhadores no mundo.

Em meio à escassez de médicos, a telemedicina pode ajudar a melhorar a prestação de cuidados e torná-la mais eficiente, garantindo que mais pessoas ainda possam ter suas necessidades de saúde atendidas. 

Além disso, ao integrar inteligência como triagem de casos junto com telemedicina em um modelo de atendimento virtual, as empresas podem ajudar a reduzir o desgaste do médico.

É fato que, o futuro da saúde continuará a combinar tecnologias em nuvem, como plataformas de telemedicina integradas, agentes virtuais treinados em saúde, juntamente com atendimento presencial, para criar um modelo de atendimento híbrido integrado que  irá melhorar os resultados dos pacientes e desonerar os hospitais, ao mesmo tempo em que expande o acesso a populações mais amplas de pacientes distantes.

Clique aqui e saiba quais as inovações que a Bem Estar Saúde pode lhe oferecer.

Rolar para cima
Open chat